Alimentos e substâncias que podem provocar Cefaléia


Em um recente estudo a O.M.S. (Organização Mundial da Saúde), declarou que aproximadamente  90% das pessoas sofrem ou sofreram com dor de cabeça (cefaleia) em algum momento . As causas podem ser as mais diversas; estresses, falta de sono, alimentação fora de hora são as mais frequentes. As pessoas desconhecem o fato de que a causa dessas dores podem advir da ingestão de alguns alimentos. Segundo alguns médicos, a Cefaléia pode ser causada por alguns tipos de substância presentes em diversos alimentos e, no caso de pessoas que sofrem de crises de enxaqueca, o ideal é que esses alimentos sejam evitados ao máximo na dieta.

Para as que sofrem com dores de cabeça, aconselha-se que procurem um médico especialista  no assunto e façam tratamento especializado para que seja identificado os sintomas e as causas da forma mais adequada possível. Todavia, além de cuidados com a alimentação, é importante que se evite longos períodos de jejum o que também pode causar cefaléia. Veja abaixo algumas substâncias e alimentos que podem causar dor de cabeça.

AMINAS, em especial a Tiramina, pode causar vasodilatação em indivíduos suscetíveis e provocar a dor. Tâmaras, figo, passas, ameixas vermelhas, frutas cítricas, nozes, castanhas, amendoim, chocolate, vinho tinto, espumantes (champanhe), laticínios, creme de leite, leite, iogurte, queijos, carnes defumadas, peixe seco salgado, arenque em conserva, salame, mortadela, salsicha, fígado, produtos que contenham fermento (alguns pães, bolos e biscoitos), vagem, berinjela, molho de soja, caldos de carne industrializados, molhos comerciais, extratos de carne.

NITRITO E NITRATO DE SÓDIO,  o nitrito e o nitrato de sódio têm forte ligação no desenvolvimento de dores de cabeça. Salsichas, presunto, bacon e carnes defumadas.

GLUTAMATO MONOSSÓDICO, aditivo amplamente utilizado para realçar o sabor de vários pratos da cozinha chinesa, produtos industrializados e processados. Muitas pessoas não metabolizam o glutamato monossódico, provocando seu acúmulo na corrente sanguínea resultando em reação química que provoca a dor.

Aspartame, o uso de aspartame aumentou a ocorrência de enxaqueca em mais da metade do grupo de indivíduos pesquisados.

 Cafeína, Café, coca-cola, guaraná, chá mate, chá preto.
A cafeína provoca vasoconstricção dos vasos sanguíneos seguida de vasodilatação, o que ocasiona a dor. É recomendável que a redução da ingestão de cafeína seja feita adativamente.

Corante Tartrazina, tem seu uso autorizado para alimentos como balas, caramelos, confeitos, gelatinas e similares, seu uso está permitido na legislação brasileira como aditivo alimentar. Entretanto, o consumo desse corante pode provocar reações alérgicas adversas em pessoas sensíveis, incluindo dores de cabeça e enxaqueca. Esse corante pode estar presente também em medicamentos anti-depressivos.

Nenhum comentário: