"Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa"...

 
...bordão utilizado pelo ator Paulo Cintura, no programa “Escolinha do Gugu” exibida pela  Rede Record de televisão. Essas palavras expressam na íntegra os cuidados que devemos ter com relação ao aparelho fonador. Malhar as pregas vocais; a princípio quando se ouve tais palavras, nos parece meio estranho, mas é a pura verdade! Existem profissionais cuja formação é direcionada para a prática de exercícios vocais, ou seja, Malhação. Há inúmeras clínicas de fonoaudiologia e um batalhão de Profissionais da Voz, especialistas nesse assunto, dos quais a maioria da população desconhece. 

Cuidamos da pressão arterial, prevenindo o enfarto, nos preocupamos com o diabetes, o triglicérides, a obesidade, mas em casos raros sabemos de alguém preocupado com as pregas vocais. Quase sempre quando se procura a orientação de um profissional, é por conseqüência de um estágio bem avançado de alguma anomalia. Eis abaixo algumas orientações que são úteis:
·     Fazer um check-up das pregas vocais no mínimo a cada 12 meses.
·     Conquiste um tom de voz adequado para sua tessitura vocal e mantenha.
·    Dormir bem, além de um ótimo relaxante para o corpo, para as pregas vocais é um bálsamo.
·     Evite contato com poeira, cheiros fortes, tintas e vernizes, esses agentes causam irritação nas mucosas e por conseguinte surgem rinites e uma série de alergias, que podem ser demasiadamente prejudiciais a saúde.
·     Beba bastante água.
·     Cigarros, eis o grande vilão. Agride todo o aparelho respiratório.
·     Não grite. Aliás nunca grite.
·     Evite bebidas alcoólicas.
·     Alimentos quentes ou gelados, abstenha-se deles.
·     Evite   condimentos e temperos fortes.
·     Gengibre não é bom para as pregas vocais, muito menos para curar a rouquidão.
·    Evite ambientes fechados, onde carece de ar condicionado. O ar condicionado resseca as pregas vocais.
·      Nunca pigarreie, isso fere as pregas vocais.
·      Fale apenas o necessário. Evite o falatório.

           Evite:
·     Chocolates, mel, chá preto, café, refrigerantes.
·    Segurar o telefone com o pescoço enquanto fala, essa atividade pode lhe trazer sérios danos no futuro. Enquanto fazemos isso, esticamos um lado do pescoço e comprimimos o outro, automaticamente estamos violentando as pregas vocais.

Aí estão algumas dicas úteis para uma boa saúde vocal. Se você utiliza a voz como ferramenta de trabalho, cuide dela o quanto antes para que no futuro não tenha problemas sérios. Voz de pato Donald só é engraçado no desenho animado.

Para uma boa saúde vocal, cuide sempre do aparelho respiratório e fonador .

Nenhum comentário: